17/01/09

Truz! Truz! Tou a avisar !

O sr. Teixeira dos Santos , Ministro das Finanças, ontem na apresentação do orçamento suplementar acabou por deixar "escapar" um desabafo . Os números que ele estava a apresentar " valiam o que valiam " . Queria ele dizer que, poderiam ser estes ou outros . Ele só estava a cumprir mais um ritual de obrigação inerente à função que desempenha porém, em bom rigor, ele não sabia literalmente o que fazer e até para onde íamos parar . Estava, como nós costumamos dizer, " à nora ". Aliás , o Governo está " à nora".

Três anos de propaganda para o "galheiro": era o deficit controlado; o diminuir o endividamento externo; era o rigor; era o governar para os pobres protegendo os mais fracos ; era o Xangrilá Xuxialista feito propaganda de cartaz de agência de viagens.

Prometeram empregos, salários decentes, casas, viagens, roupas tudo a que o tuga teria direito, ser-lhe-ia dado. O tuga só tinha de acreditar no bem falante sr. Sousa e Confrades. Eles eram a encarnação do JC na terra.

Mas, a realidade entrou com um tsunami pelo Portugalzinho deles arrastando a propaganda para a sarjeta e descobrindo um Portugal de miséria, tristeza, corrupção e desigualdades. Um Portugal igual ao de Salazar, embora diferente, mas na essência o mesmo triste "destino".

O que eu me espanta é a capacidade que estes tipos todos têm para continuar a mentir, a enganar e a governar a sua vidinha pensando que são imunes a qualquer avaliação. Exigem que os funcionários públicos, professores, médicos, magistrados, militares... uma avaliação com mecanismos perfeitamente discricionários, e querem responsabiliza-los, pelas politicas que eles adoptaram. Congelaram por mor desse "tal rigor" o aumento de salários, mas para gestores e políticos, os seus boys de estimação, a engorda é constante. Para todos os outros destinam-lhes a pobreza.

Mais, usam o Estado como meio de se protegerem. Mas, para os trabalhadores, é a precariedade de emprego, o salário de miséria, os altos impostos. Gastam à "tripa forra" com eles mas recusam-se a mudar as regras do subsídio de desemprego porque isso é endividar o Estado.

Agora na crise todos estão contentinhos a fazer novo programa eleitoral isto é, novo programa de promessas, algumas iguais às já prometidas anteriormente, e com a lata de as mesmas até há dias a esta parte, terem sido recusadas por eles enquanto governo maioritário.

Isto só pode ser "esquizofrenia da pura". Vá lá ... toca todos a marcarem uma consulta no Júlio de Matos para serem interditados. Assim, sempre poderemos melhorar o ar que respiramos.

Não querem ... pois teremos de os correr à vassourada. Estou a avisar!

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Vassourada é pouco.

A 'kick in the ass' parece-me melhor. Sinceramente!