23/01/09

Ó tio ...ó tio....

Ó sr. Sousa ! Uma família de ingenheiros, tão discretos, elegantes e derrepentemente sai-lhe o titio a dizer com todas as letras que lhe meteu uma cunha para receber aquele senhor que estava chateado de pagar tantas "luvas" para ver o "Freeport" licenciado.

Vê-se que titio é uma pessoa sensível, pois bastou uma palavrinha da senhora que administra a Quinta do Lago, (para quem não sabe é a INATEL dos ricos) a dizer mal do sobrinho, para tratar de resolver o assunto.

Titio adepto da divisa "quem se mete com a minha família, fica logo com reunião marcada para tirar o desagravo a limpo", telefona de imediato ao sobrinho relatando a ocorrência, e na conversa,lembra o lema familiar e necessidade imperiosa da reuniãozita. A má língua desse estrangeiro inglês, tinha de remetida para a cavidade bucal que a acolhe mas, não sem antes, ser devidamente lavada com o veemente repúdio dado de viva voz pelo sobrinho ministro. Assim, é que se tratava dos assuntos familiares e se preserva o bom nome .

Aliás é por causa dele que o Coelhone recria e adapta a divisa gritando "quem se mete com o PS leva". Ressalve-se que este não sendo inginheiro nem da família, nestas matérias é menos elegante que titio. Mas ficou-lhe da convivência a divisa que levou para a Mota & Engil, onde agora desfolha a agenda telefónica e faz como titio de Sousa... telefonemas .

Mas, voltando à família, o primo do sr. Sousa, filho de titio, que já tinha o ante-projecto do computador Magalhães a funcionar lá em casa, resolveu mandar um email pedindo as devidas recompensas a quem de direito. E como ninguém resiste a um microfone, até o afirma aos jornais. Titio, também tinha informado os média como a família resolvia os assuntos .

O sr. Sousa que já fazia os despachos na hora quando era Ministro do Ambiente, daí se ter lembrado de fazer o Simplex, autorizou três dias antes de sair do governo, o dito projecto. Saiu em beleza com o sentido de dever cumprido e com o bom nome da família lavado. Foi uma assinatura em tempo recorde, mas ele é assim " não guarda para hoje o que pode fazer amanhã" como o papai sempre lhe ensinou. Ele teria a certeza que ficaria na história como o inventor dos despachos na hora.

É certo que o titio têm umas contitas num paraísos fiscais, mas nada de importante, eram só para fazerem número e provocar a inveja à D. Jesuína da mercearia, que ficou de relações cortadas com tito,depois de lhe ter sido negada uma reuniãozita com o sobrinho para obter uma banquinha para venda de legumes no MARL, para o seu mais novo, quando saiu da toxicoindependência.

Mais, ele até sabe, daí nunca mais ter feito movimentos na dita conta, que o sobrinho iria propor no novo programa do PS, para acabarem com os offshores, excepto o da Madeira, que uma pessoa não pode ficar assim descalça, sem um offshore para se governar e amealhar as poupanças feitas nos telefonemas .

Bom, mas a história ainda vai no adro e eu estou doida para saber as cenas dos próximos capítulos. Quero saber a versão do sr. Sousa numa entrevista na SIC feita pelo Ricardo Costa.

3 comentários:

Anónimo disse...

MeninaIdalina estou ansioso em saber o final da historia!

Isabel Magalhães disse...

Passo por cá amanhã para ler o segundo capítulo! LOL

PDuarte disse...

a menina assim, ainda "se" me desfalece.
não se rale tanto menina olhe que ainda põe em cuidados a sua familia.
incluindo os filhos dos seus tios.