22/07/08

Desenho de Júlio Pomar

" Menina com um cão"

"Além da ternura , além da mão estendida à inquietação do mundo , além da sua permanente e elevada noção de dignidade , é o sentido de síntese que se acentua, a expressão que ganha em vigor e a voz que definitivamente se torna cheia e pessoal e com a qual se aproxima dos altos cimos onde é possível narrar em linguagem comum e bela, factos belos ocorrendo entre homens comuns ."
Mário Dionísio - Março de 1948

6 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Além de tudo isso o trabalho de um MESTRE.

Ana Camarra disse...

Belo desenho, belas palavras.
A Arte é essencial.

beijo

Menina Idalina disse...

Exactamente . A Arte é essencial.
Partilhei convosco um dos desenho de um livro fabuloso " Pomar - XVI Desenhos + desenhos da prisão & outros inéditos " cujo prefácio é do Mário Dionísio. São reprodução de desenhos da 1ª exposição do Pomar efectuada em 1947 no Porto.
I. só para ficar a hiperventilar o genial prefácio diz ainda " Não basta querer falar, arder furiosamente no desejo de exprimir o nosso amor ou o nosso desprezo ou o nosso cansaço ou a nossa esperança . Antes disso há que aprender a linguagem em que sentimentos tão urgentes na nossa vida podem ser expressos. E é fundamentalmente neste ponto que estes desenhos de Júlio Pomar são importantes .

Isabel Magalhães disse...

Tenho o livro 'POMAR - Mário Dionísio', da Europa América. Conhece?

Menina Idalina disse...

I.
Tá a fzer de propósito .
Esse eu não conheço . :(

Isabel Magalhães disse...

Não?! Então aconselho uma passagem por uma boa livraria... pelo menos para 'olhar'. ;)

E.A. 1990