13/11/08

Graças a Deus !

Não sei se já repararam mas em Portugal está tudo de consciência tranquila.

A Fátima Felgueiras foi condenada sé por três crimes ao fim de oito anos de investigação, mas como o processo prescreveu .... está de consciência tranquila

O Vítor Constâncio acha que as fraudes são normais em sociedades de mercado de livre iniciativa e como a fraude foi sanada com a nacionalização, está de consciência tranquila .

O Isaltino de Morais embora se tenha esquecido da conta bancária na Suíça e tenha processos às costas, como a mana Floripes fez um recurso e está tudo parado, está de consciência tranquila .

O José Sócrates mesmo que o curso tenha sido tirado por fax, e assinado projectos de outros com o seu nome, como nada foi provado, está de consciência tranquila .

O Manuel Pinho como não foi ele a comprar a casinha, mas sim o Sebastião, e ele só o nomeou para a Alta Autoridade porque ele tirou o curso na mesma universidade que o Obama, está de consciência tranquila .

A Ana Sara de Brito depois de ter vivido uma pipa de anos numa casinha cedida pela CML com renda módica, está de consciência tranquila .

O Jorge Coelho vai para a Mota & Engil graças ao PS, e a renovação no caso dos contentores foi mais um favor que fez aos portugueses, à CML e ao Governo .... e como tal está de consciência tranquila .

A Milú, pede desculpa, lixa os professores, alunos, a escola pública mas como é isso que o País precisa, está de consciência tranquila .

No Apito Dourado todos estão de consciência tranquila, excepto a Carolina Salgado que não tem consciência de nada.

O Paulo Bento perde os jogos tranquilamente.

A consciência tranquila é assim um chavão para dizer que nada pode ser investigado porque nada conseguiu ser provado, ou se foi provado, não era de todo ilegal porque nenhuma lei o condena. Já cá se sabe que a estas consciências se tranquilizam na proporção inversa à conta bancária.

Mas, acresce ainda um " petit rien" que só a um mestre é facultado. No momento solene em que a TV regista essa memorável confissão, acrescentam sempre um "graças a Deus" que confere consistência à dita tranquilidade e aparenta ter um ideal e uma ética subjacente.

A frase "estou de consciência tranquila, graças a Deus", é de um "savoir faire " que dá carisma e credibilidade à consciência e uma superioridade moral que ajuda a lavar o melindre .

Todos nós sabemos também, que essa frasezita tão singela serve só para nos esclarecer que uma consciência atormentada, não dorme, tem olheiras e borbulhas , roí as unhas, gagueja e cora. Mais, em última análise sendo-lhes insuportável a vergonha, acabam sempre por cometer suicídio.

Mas, para os orgulhosos do bem- fazer não há semelhantes sintomas judaico-cristãos que os atormentem,como é sempre visível a olho nu não carecendo de microscópio.

Mais, com eles o JC está sempre a dar-lhes motivos para viverem, nomeadamente o serem ilibados na justiça pela prescrição. O JC dá-lhes a paz e afasta a polícia que em bom rigor, também fica comovida com a convicção apresentada, em virtude de não ser totalmente desprovida de espírito caritativo .

Dou comigo soterrada em consciências tranquilas graças a Deus .

2 comentários:

PDuarte disse...

...em consciências tranquilas e faltas de vergonha.

Menina Idalina disse...

Lá está . E em moralismos bacocos com públicas virtudes e vícios privados .