29/04/08

Fundamentalismo, Hipocrisia e Humor Negro


"Um incêndio terá deflagrado no terceiro andar do centro de recolhimento da Segurança Social, que ocupa parte das instalações do Convento da Encarnação e onde residiam 67 pessoas. Na origem do incêndio terá estado num cigarro mal apagado de uma das duas idosas que acabou por falecer."

É no que dá o fundamentalismo .

Impor-se a uma idosa de 92 anos, que durante toda a vida fumou, que deixe de o fazer porque foi proibido por lei, com base em pareceres da Direcção Geral de Saúde, com argumentação de que " Faz mal à saúde e mata" ... é paradoxalmente ridiculo.

Mais, a dita idosa, está confinada a um centro de recolhimento , eufemismo para Lar, com regras rigidas que são para cumprir, feitas por cabeças da Segurança Social, sempre a pensarem no bem-estar dos outros, e tendo em atenção as mais modernas teorias panóticas de controle social .

Como tal, fuma-se às escondidas. Toda a gente fecha os olhos, toda a gente sabe mas ninguém diz , e depois aconteceu o que ninguém espera.

Mais valia, deixarem a dita senhora fumar, fazendo uma supervisão e criando as condições adequadas . Mas, isso implica gastos ... mais pessoal e implica não retirarem aos idosos a capacidade de decisão e a sua dignidade.

Agora, façam lá o inquérito e digam, como moral da história, que de facto " Fumar Mata "

Sem comentários: