07/03/08

A mesquinhez do Partido do Sócrates

Os antigos trabalhadores do urânio querem ser equiparados, para efeitos de pensões de invalidez e velhice, aos restantes trabalhadores das minas.
O Decreto-Lei n.º 28/2005 dá resposta à situação "especialmente delicada" dos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU), estabelecendo os 55 anos como limite para a antecipação de reforma. Mas, para beneficiarem deste regime, os interessados tinham de exercer funções à data de extinção daquela empresa, que ocorreu em 2004. Assim, a grande maioria ficou de fora. In Público 07/03/2008

O problema é que muitos dos antigos trabalhadores do urânio sofrem de cancro do pulmão dado terem sofrido exposição a radiações (o urânio é radioactivo) no desempenho das suas funções profissionais. E cientificamente já foi comprovada a causa-efeito, ao ponto do Ministério da Saúde reconhecer a equiparação legal para efeitos de indemnização por doença profissional. Mas só a uns.

Hoje, o Partido do grande líder recusou esta pretensão . Por uns míseros tostões.
Porém, dinheiro para a propaganda do Estado há sempre !

É a politica de Biltres e Energúmenos. (para ser doce no insulto)

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

O povo está 'careca' de saber, este sócretino tira aos pobres para dar aos ricos.

Continuem a votar nele que vão ter um lindo funeral...

Se fosse o PSD a fazer um terço do que estes pseudo socialistas têm feito já tinha caído o Carmo com Quartel e tudo, mais a baixa pombalina.

Menina Idalina disse...

Isabel: Já caiu e ardeu.... a baixa quero eu dizer....

Isabel Magalhães disse...

... e a Trindade!

:)