Há lares apoiados pelo Estado que se recusam a aceitar idosos seropositivos. Só no ano passado, a Segurança Social recebeu três queixas. As associações que trabalham no terreno garantem que a discriminação é generalizada e denunciam a existência de «guetos» para pessoas infectadas.
A Segurança Social hipocritamente vem dizer que isso é uma ilegalidade que deve ser denunciada . A Segurança Social é como " uma virgem pura" que não conhece a realidade em que se move.
Desconhece a realidade e só actua quando há denuncias:
- Desconhece que os idosos também se infectam
- Desconhece que os lares ou outras instituições, não os recebem e que usam vários argumentos para o fazerem.
- Desconhece os problemas sociais gravíssimos que estão subjacentes à Infecção por VIH.
- Desconhece que o seu serviço de fiscalização de lares que não funciona. Gere o caos e só actua perante o inevitável. ( É que depois não tem onde colocar os idosos se fecha os lares por mau funcionamento ou falta de condições).
- Desconhece os preços exorbitantes que são pedidos para ingresso em lar a pessoas com reformas de miséria, ou a familias cujo rendimento é pequeno.
- Desconhece que a legislação de trabalho não favorece nenhum mecanismo de apoio à família, para cuidar de um idoso dependente em casa.
- Desconhece que a rede social de apoio às famílias é insuficiente, mal gerida e de qualidade duvidosa.
- Desconhece, e aqui eu percebo, porque não há, prevenção em Portugal sobre a Infecção por VIH .
Desconhece tudo o que deveria conhecer e avaliar para programar a intervenção no apoio aos problemas socias dos portugueses criados pela má destribuição da riqueza em Portugal.
Quem têm dinheiro não tem problemas destes , mesmo que esteja infectado pelo VIH. Há sempre soluções alternativas que o dinheiro paga .
É assim...
Sem comentários:
Enviar um comentário