16/03/08

A Hipocrisia

Há lares apoiados pelo Estado que se recusam a aceitar idosos seropositivos. Só no ano passado, a Segurança Social recebeu três queixas. As associações que trabalham no terreno garantem que a discriminação é generalizada e denunciam a existência de «guetos» para pessoas infectadas.

A Segurança Social hipocritamente vem dizer que isso é uma ilegalidade que deve ser denunciada . A Segurança Social é como " uma virgem pura" que não conhece a realidade em que se move.

Desconhece a realidade e só actua quando há denuncias:

  1. Desconhece que os idosos também se infectam
  2. Desconhece que os lares ou outras instituições, não os recebem e que usam vários argumentos para o fazerem.
  3. Desconhece os problemas sociais gravíssimos que estão subjacentes à Infecção por VIH.
  4. Desconhece que o seu serviço de fiscalização de lares que não funciona. Gere o caos e só actua perante o inevitável. ( É que depois não tem onde colocar os idosos se fecha os lares por mau funcionamento ou falta de condições).
  5. Desconhece os preços exorbitantes que são pedidos para ingresso em lar a pessoas com reformas de miséria, ou a familias cujo rendimento é pequeno.
  6. Desconhece que a legislação de trabalho não favorece nenhum mecanismo de apoio à família, para cuidar de um idoso dependente em casa.
  7. Desconhece que a rede social de apoio às famílias é insuficiente, mal gerida e de qualidade duvidosa.
  8. Desconhece, e aqui eu percebo, porque não há, prevenção em Portugal sobre a Infecção por VIH .

Desconhece tudo o que deveria conhecer e avaliar para programar a intervenção no apoio aos problemas socias dos portugueses criados pela má destribuição da riqueza em Portugal.

Quem têm dinheiro não tem problemas destes , mesmo que esteja infectado pelo VIH. Há sempre soluções alternativas que o dinheiro paga .

É assim...

Sem comentários: