21/10/07

Não tinham onde cair mortos ...


Era uma vez uma sociedade de «off-shore» sediada em Gibraltal: Crystal Waters era o seu nome e Filipe Jardim Gonçalves o seu sócio principal.

A Crystal Waters detinha a Passo a Passo, que por sua vez também controlava a Vasconcelos & Vasconcelos (SPRINT).

Filipe Jardim Gonçalves é filho de Jorge Jardim Gonçalves, irmão de Rodrigo Jardim Gonçalves e primo de Francisco Miguel Vasconcelos Pereira.


Para expandir e desenvolver os negócios, Filipe Jardim Gonçalves contraiu diversos empréstimos junto de uma instituição bancária que lhe era familiar: o BCP.
Filipe tinha um homem em quem confiava: Tiago André Tico Coelho, gestor de várias empresas e sociedades em que Filipe participava. De algumas empresas, Tiago chegou mesmo a ser sócio.

Um dia, quando tudo começou a correr mal e as dívidas acumuladas eram já mais que muitas, a conta corrente de Tiago, entretanto caucionada, foi alvo de procedimento jurídico por parte da instituição BCP. A família está para o que der e vier, já sabemos.

Contudo...Eis que Filipe, preocupado, procura um escritório de gente da sua confiança:o AM&JG. Para seu advogado escolhe José António Alves Mendes, membro supranumerário do Opus Dei. Ora , o seu sócio é Rodrigo Jardim Gonçalves, seu irmão. Sim, é isso que está a pensar, leitor: a sociedade de advogados do seu irmão irá defendê-lo numa questão relacionada com o banco do seu pai.

Alípio Dias e Filipe Pinhal ,à data dos acontecimentos (finais de 2004), membro do conselho de Administração e vice-presidente do BCP, respectivamente, sentaram-se à mesa de negociações com Alves Mendes.

Verificando que se tratava de gente que não tinha onde cair morta
Departamento Jurídico, na pessoa do seu Director, Carlos Picoito (membro supranumerário do Opus Dei), propôs que as dividas contraídas por aquelas sociedades fossem declaradas créditos incobráveis.

A decisão tomada pela Direcção do BCP foi favorável à proposta de Carlos Picoito. Pouco tempo depois, Jorge Jardim Gonçalves deixou o cargo que ocupava nom Banco.

O que declarou Jorge Jardim Gonçalves sobre o assunto?
Não sei de nada, as questões com clientes não passaram por mim.

( Esta é a história breve e resumida de um benemérito.)

E o Estado que não quer ir aos lucros fabulosos da banca cobrar impostos. Pudera... É tudo gente que não tem onde cair morta.

Sem comentários: