04/10/07

Cozinhas à portuguesa com todos....

A ASAE resolveu, e bem, fechar as cozinhas de vários hospitais, por razões várias, e o pessoal imagina as causas :

Porque estava tudo no mais puro do asseio e assépsia, porque a lei é sempre cumprida nos serviços do Estado, porque embora os orçamentos sejam reduzidos, os gestores optam sempre, prioritáriamente, por obras necessárias e não por abrilhantar as entradas e fachadas, portas e portinhas, logotipos cheios de corezinhas e santas estilizadas e mais aquelas coisinhas que não têm dia nem hora ....e servem para gastar o dinheiro e abrilhantar o percurso que fazem para o seu gabinete.


Mas eu acho que a verdadeira razão, verdadeirinha razão, é que os gestores foram todos ver o " Ratatouille" e pensaram que o filme tinha sido inspirado nas suas cozinhas . Incharam o peito ufano, o orgulho transbordou e a alma narcísica desabrochou fálicamente .


Agora, estão muitíssimo aborrecidos... a ASAE ir às suas cozinhas.....


Pobre e doente , que são os utilizadores do SNS, precisam lá de cozinhas decentes. Mais, deviam era trazer comida de casa, que sempre é mais apaladada e adapatada ao gosto individual e se revela uma medida humanizante, estruturante e determinante para o bom acolhimento do doente .

Para além disso, só têm de ter dinheiro para pagar a taxa moderadora do internamento dado que Hospital não é Hotel, que são tradicionalmente frios e impessoais, e não sobrecarregarem o pessoal com idas desnecessárias a Consultas e Urgências.

O sr. Correia de Campos nem abriu o piu. Podia muito bem dizer, que a culpa é dos médicos por não cumprem os horários e que, com o controle biomético que está a implementar, eles podem trabalhar calmamente nas cozinhas das unidades de saúde privadas. Era 1º página de jornal garantida.

A Ordem dos Enfermeiros, sabe a menina Idalina de fonte limpa, ( só podia nesta matéria ser fonte limpa), vai protestar e exigir que a cozinha seja gerida por uma enfermeira chefe e duas adjuntas, porque só elas são fieis defensoras da assépsia e higiene hospitalar.

Sem comentários: