04/12/06

Poupar electricidade no Estaleiro do Paço

Um Banco e a Câmara de Lisboa resolveram fazer novamente, uma árvore de Natal, no Terreiro do Paço, e como sofrem de megalomania, é logo a maior do mundo. Sim, que o Tuga não faz a coisa por menos, e adora ter o nome inscrito no "Guinness Record Book".

Essa estrutura de 180 toneladas de ferro da árvore tem incorporadas 26 toneladas de CO2 eq. na sua produção. A isto se acrescem 132 toneladas de CO2 das emissões do gerador associadas a um consumo de cerca de 50 mil litros de gasóleo e à produção de 464100 kWh de energia eléctrica para a iluminação da árvore.
Isto correspondente ao consumo de aproximadamente 170 lares com um agregado de 3 pessoas num ano.

O total das emissões - 158 toneladas de CO2 equivalente - irá contribuir para o aumento das emissões do nosso país e, como tal, irão engordar a factura que teremos que pagar pelo nosso incumprimento do Protocolo de Quioto. Com a tonelada de carbono a 23 €, este capricho comercial e publicitário do Millenium BCP, deixa uma dívida de cerca de 3650 €, que terá que ser paga por todos os portugueses.

Grande escolha, a deste banco e da Câmara ....

O ZÉ-POVINHO, papalvo, vai ver a dita, leva a família completa, filhos, sogra, cão, e aplaude efusivamente semelhante iniciativa, que terá a cobertura televisiva da SIC, com entrevistas ao vivo e a cores.

Sem comentários: