01/12/06

Ainda o " Dia Mundial da Sida "

Saiu hoje nos jornais o óbvio, e que todos já sabiamos . A maioria das metas do plano de luta contra a Sida não foi atingida.


Passaram cerca de 30 anos, e Portugal continua a ter os piores indicadores sobre a Infecção VIH na Europa, ocupando o segundo lugar a seguir à Estónia .

Anualmente, são registadas 289 novas infecções, três vezes mais do que em Espanha.

Morrem três pessoas por dia em Portugal, e a sida é a principal causa de morte para homens entre 24 e 39 anos.


As pessoas notificadas com o vírus da sida em Portugal são 29 461, mas esse número deverá ser de 60 mil devido ao défice de notificação.

O tratamento destes doentes custa, ao Serviço Nacional de Saúde, 504,7 milhões de euros/ano, ou seja, cerca de 8413 euros por cada doente.

Mas, apesar dos parcos indicadores disponíveis, e estes são assustadores, continuam todos com o Sindrome da Avestruz, achando que em Portugal, tudo vai bem no " Reino da Dinamarca" .

E como o mais importante para este Governo são os gastos, estou mesmo a ver que, o sr. Ministro da Saúde, encontrará um mecanismos adequado para reduzir os custos no SNS.

A prevenção da Infecção por VIH , não lhe passa pela cabeça, é muito dispendiosa e gera muita agitação social.
A sociedade civil, eufemismo para desresponsabilização, que se responsabilize.

( E depois não querem que o cidadão diga que as prioridades nos gastos do governo estão erradas.... e acham até, demagógico, referir que os politicos não deviam ganhar tanto, nem os seus confrades serem colocados em lugares de administradores das empresas públicas, com direito a mordomias )

O meu País é o que o mar não quer ....



Sem comentários: