15/03/09

Os paineleiros


Os paineleiros são aqueles senhores que participam em painéis .

Em Portugal é uma profissão em franco desenvolvimento, sendo que não há rádio ou televisão que não tenha os seus paineleiros residentes e/ou convidados que representam as forças vivas do pensamento nacional.

A obrigação dos paineleiros é emitir opiniões. Há os paineleiros generalistas, como por exemplo o Marcelo Rebelo de Sousa que emite opinião sobre todos os assuntos e ainda faz publicidade a livros em directo, e há os paineleiros especialistas especializados em determinado assuntos como seja o futebol, cujo expoente máximo é, sem dúvida, o Rui Santos . Há até aqueles que são como a tosta mística e opinam intermitentemente sobre vários assuntos desde que os convidem e paguem.

O paineleiro sabe sempre a fórmula mágica de resolver todos os problemas, é cioso na sua convicção e mais, consegue identificar e desmontar todos os erros cometidos no calor da luta política . Descobrem sempre e desmontam todas as cabalas negras, amarelas, azuis e estão sempre no cerne da informação.

O mais interessante é que poderemos perceber que estes painéis são constituídos por vários paineleiros que obedecem a determinadas lógicas:

A lógica partidária - um paineleiro por partido com assento na AR
A lógica do futebol- um paineleiro por cada clube grande
A lógica jornalística - Um paineleiro que diz ser jornalista
A lógica tudo à molhada e fé em Deus - Muitos paineleiros, uns no palco outros na plateia, e cada um diz sua coisa
A lógica do Governo - O paineleiro escolhido é sempre ministro e que defende com unhas e dentes o indefensável na sua área. Quando são painéis generalista vai o paineleiro da propaganda socretina - O Santos Silva .
A lógica da oposição - é tentar por todos os meios ter um paineleiro.

O ser paineleiro dá prestígio, dinheiro, status social e geralmente é um trampolim para aumentar as contas bancárias e ter muito sucesso . Um paineleiro que se preze deve sempre escrever em jornais e ser paineleiro televisivo.

Ser paineleiro dá direito também, a ir a muitas festas e sair nas revistas sociais, o "jet-seis" nacional. Claro que há paineleiros em ascensão que não escolhem a festa e outros há que para irem ainda lhes pagam.

No fundo, há paineleiros para todos os gostos e feitios, porque em Portugal democracia e pluralismo é sinónimo de haver painéis em que cada um emite democraticamente a sua opinião, geralmente consensual entre todos, e até se atrevem a fazer previsões tipo " Tarot dos Paineleiros", sendo o dia das eleições é o expoente máximo das previsões dos paineleiros pelo menos até à contagem dos votos.

Mas o que eu mais gosto ... é quando há telefonemas directos da sociedade civil e dizem convictos " Boa Noite ao Painel"

6 comentários:

Isabel Magalhães disse...

AHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAH!

Valha-nos o humor para ajudar a esquecer o Sócrates!

:D

Paulo disse...

... e também dizem : "parabéns ao vosso pograma"...
Excelente!

Anónimo disse...

bom, agora só falta o casamento entre paineleiros.
um beijo menina, um beijo grande.

Ana Camarra disse...

Olha eu ainda pensei que quando fosse grande queria ser desses, mas é tudo gente que nem interessa ao JC.

Anónimo disse...

Ai kredo ke susto! Tive ke ler melhor, pensei ke era outra koisa! LOL

Menina Idalina disse...

"Brigada" ao painel LOL