15/03/09

Os paineleiros


Os paineleiros são aqueles senhores que participam em painéis .

Em Portugal é uma profissão em franco desenvolvimento, sendo que não há rádio ou televisão que não tenha os seus paineleiros residentes e/ou convidados que representam as forças vivas do pensamento nacional.

A obrigação dos paineleiros é emitir opiniões. Há os paineleiros generalistas, como por exemplo o Marcelo Rebelo de Sousa que emite opinião sobre todos os assuntos e ainda faz publicidade a livros em directo, e há os paineleiros especialistas especializados em determinado assuntos como seja o futebol, cujo expoente máximo é, sem dúvida, o Rui Santos . Há até aqueles que são como a tosta mística e opinam intermitentemente sobre vários assuntos desde que os convidem e paguem.

O paineleiro sabe sempre a fórmula mágica de resolver todos os problemas, é cioso na sua convicção e mais, consegue identificar e desmontar todos os erros cometidos no calor da luta política . Descobrem sempre e desmontam todas as cabalas negras, amarelas, azuis e estão sempre no cerne da informação.

O mais interessante é que poderemos perceber que estes painéis são constituídos por vários paineleiros que obedecem a determinadas lógicas:

A lógica partidária - um paineleiro por partido com assento na AR
A lógica do futebol- um paineleiro por cada clube grande
A lógica jornalística - Um paineleiro que diz ser jornalista
A lógica tudo à molhada e fé em Deus - Muitos paineleiros, uns no palco outros na plateia, e cada um diz sua coisa
A lógica do Governo - O paineleiro escolhido é sempre ministro e que defende com unhas e dentes o indefensável na sua área. Quando são painéis generalista vai o paineleiro da propaganda socretina - O Santos Silva .
A lógica da oposição - é tentar por todos os meios ter um paineleiro.

O ser paineleiro dá prestígio, dinheiro, status social e geralmente é um trampolim para aumentar as contas bancárias e ter muito sucesso . Um paineleiro que se preze deve sempre escrever em jornais e ser paineleiro televisivo.

Ser paineleiro dá direito também, a ir a muitas festas e sair nas revistas sociais, o "jet-seis" nacional. Claro que há paineleiros em ascensão que não escolhem a festa e outros há que para irem ainda lhes pagam.

No fundo, há paineleiros para todos os gostos e feitios, porque em Portugal democracia e pluralismo é sinónimo de haver painéis em que cada um emite democraticamente a sua opinião, geralmente consensual entre todos, e até se atrevem a fazer previsões tipo " Tarot dos Paineleiros", sendo o dia das eleições é o expoente máximo das previsões dos paineleiros pelo menos até à contagem dos votos.

Mas o que eu mais gosto ... é quando há telefonemas directos da sociedade civil e dizem convictos " Boa Noite ao Painel"

6 comentários:

Isabel Magalhães disse...

AHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAH!

Valha-nos o humor para ajudar a esquecer o Sócrates!

:D

Paulo disse...

... e também dizem : "parabéns ao vosso pograma"...
Excelente!

PDuarte disse...

bom, agora só falta o casamento entre paineleiros.
um beijo menina, um beijo grande.

Ana Camarra disse...

Olha eu ainda pensei que quando fosse grande queria ser desses, mas é tudo gente que nem interessa ao JC.

farta do sousa disse...

Ai kredo ke susto! Tive ke ler melhor, pensei ke era outra koisa! LOL

Menina Idalina disse...

"Brigada" ao painel LOL