29/10/08

E o Banco de Portugal está caladinho ...

ATENÇÃO ÀS CAIXAS MULTIBANCO COM O SÍMBOLO ACIMA IDENTIFICADO E SEJAM DA REDE NETPAY- BPN (Banco Português de Negócios)

Se levanterem dinheiro nas Caixas Multibanco estes "ladrões" cobram-vos uma taxa fixa de €1,50, mais respectivos juros, dado que consideram todos os levantamentos como efectuados a crédito. Isto é , se levantar dinheiro nestas caixas, utilizando o seu vulgar" cartão Electron, Visa ou Mastercard, é-lhe cobrada uma comissão porque o BPN trata a operação efectuada como se tratasse de um levantamento a crédito.

Julgamos que estamos a fazer uma transacção em Portugal mas não. O sistema do BPN funciona como a transacção ocorresse no estrangeiro, daí a cobrança da tal comissão aos incautos.

Nos terminais "POS" do BPN a situação é mais grave. Peguem no mesmo cartão electron de débito da rede SIBS e façam compras num estabelecimento com Multibanco (terminais POS ou TPAs) filiado na rede do BPN e constatarão, estupefactos, que não necessitam de validar a operação com o PIN (código) porque funciona como se tivesse realizado com cartão de crédito .

É evidente que nestes casos está ferida de morte a segurança do cartão de débito que só deveria operar com a exigência da digitação do respectivo PIN ( código secreto). Mas, isso não interessa nada a estes abutres.

Perante os casos que vão surgindo, é de esperar que o BPN e esperava eu que até o Banco de Portugal invalidem esta prática menos segura (de abolir o PIN nos POS filiados na rede do BPN) que pode tomar proporções graves.

É lícito pensar que o BPN ao fazer isto, e o Banco de Portugal enquanto supervisor o permitir (penso eu que não percebo nada disto de bancos) estão a violar as condições de adesão contratualizadas e aceites por mim com o meu Banco, de forma dissimulada e perfeitamente sub-reptícia, e como tal fraudulentamente.

Mas, o Banco de Portugal nada avisa a população e permite isto tudo sem chamar a atenção do BPN. Pois é ... o Vitinho está muito preocupado em defender o tacho e o Governo e o resto que se lixe .

Portanto confirme sempre, reconfirme, e volte a confirmar em que ATM e POS faz o levantamentos ou pagamentos de Multibanco.

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

M.I.;

Fez bem em lembrar, há muita gente que só tomou conhecimento quando começou a receber fwds de alerta porque, como muito bem diz, o Banco de Portugal 'nem é de cá, só veio ver a bola'!

Anónimo disse...

poix poix...
é sempre o habitual
mares vem e vão
mas kem leva com elas ...
é sempre o mexilhão