19/08/08

O vazio dos dias

Os idosos portugueses vêem, em média, cinco horas, 30 minutos e 51 segundos de televisão por dia. Ainda há três anos, viam em média quatro horas, 48 minutos e 55 segundos, segundo um estudo pela Marktest Audimetria/Media Monitor. Para haver uma média de cinco horas e meia, há gente que passa o dia todo em frente à televisão. in Público

Deixem que vos diga apenas isto ....

Se o sr. Sousa estivesse atento e fosse sensível aos problemas dos portugueses, governando para eles e com eles, sabia perfeitamente que só em Lisboa vivem cerca de 20% de idosos isolados,e que dos pobres em Portugal 39,7% têm como fonte de rendimento as pensões .

Sabia perfeitamente que, poucas são as instituições que acolhem idosos, em situação de dependência ou não, que apresentam o mínimo de qualidade nos serviços que prestam. E sejam elas privadas ou públicas .

Sabia muito bem, que são meros depósitos, cujos únicos serviços que prestam para além do tratamento da roupa e refeições, é uma visita quinzenal do médico e uma enfermeira quando necessário. Os tempos livres oferecem-lhes a TV ligada até às 18.00h, porque às 19.00 já está tudo na caminha .

Sabia , que essas instituições não tem equipas técnicas multidisciplinares especializadas em geriatria. Isso dão muitas despesas ...

Ora, era nestas áreas que devia a ASAE actuar e fechar todos os lares comerciais lucrativos e todas as IPSS que não estivessem de acordo com a legislação vigente . E deveria ser ponto de honra .

Mas não. O sr. Sousa sabe, que se os seus pais, tiveram alguma vez necessidade, abrir-se-ão trezentas mil portas, para que estes sejam tratados com dignidade .

Os outros ficam confinados a verem TV o dia inteiro, isolados ... preenchendo o vazio dos seus dias com o vazio.

Puta que pariu esta organização social, a insensibilidade do sr. Sousa mais o seu governo dito "Xuxialista" e a sua propaganda que a realidade desmente todos os dias .

5 comentários:

Tiazoca de Oeiras disse...

Olhe, Rica, dizem as 'más línguas' que o sr sousa é sensível sim... mas noutras áreas, táaver? O Quiducho tem uma sensibilidade enormérrima para fazer uns projectos, ou assinar, sei lá! umas coisas que não são dele e são assim pró bués de parolo, táaver? Assim uns 'apartements' por cima dumas vacarias, (sem ofensa à família dele) táaver? com recurso à nobre arte da azulejaria de casa de banho mas assim tipo 'virada do avesso' com os azulejos por fora.
Agora essas coisas sociais, as crianças, os velhinhos, os pobres, credo korror, o homem não tá nem aí.

Anónimo disse...

Divulgação

“Na Terra do Comandante Guélas”, António Miguel Brochado de Miranda, Papiroeditora, Porto

Onde estavam os adolescentes no 25 de Abril?

Conta as aventuras do Gang dos Meninos Ricos e Caucasianos de Paço de Arcos

www.livrosnet.com

Filme de Apresentação

www.youtube.com (pesquisar: "comandante guélas")

Anónimo disse...

Divulgação

“Na Terra do Comandante Guélas”, António Miguel Brochado de Miranda, Papiroeditora, Porto

Onde estavam os adolescentes no 25 de Abril?

Conta as aventuras do Gang dos Meninos Ricos e Caucasianos de Paço de Arcos

www.livrosnet.com

Filme de Apresentação

www.youtube.com (pesquisar: "comandante guélas")

PDuarte disse...

a televisão também tem aumentado muito a sua qualidade. as tardes da júlia e o contacto são duas verdadeiras fontes de juventude.
é normal os idosos verem mais televisão.

Menina Idalina disse...

Tiazoca : É um prazer ter a menina aqui no Centro de Dia . Olhe venha sempre e muito.
Quanto ao sr. Sousa , a menina viu aquela "casinhas" ( credo nem sei que lhe chame) que o rico fez, concordo lindamente com a sua opinião .
Eu acho que o homem não tá nem aí porque está em férias não é ?
Bom, de qualquer maneira fica a minha indignação porque eu não gosto de gente como ele.
Anónimo : Já fez a sua publicidade . tudo bem, que aqui a menina Idalina não censura nada .
Pduarte : É um prazer renovado lê-lo aqui e no seu blog. Também concordo consigo, quem consegue resistir ... à Pinheiro ... não é ? E a outra, aquela Fátima , sempre tão bem documentada tão zen ... Tem razão . Cá no Centro de Dia na televisão quem manda é o Onofre ( o botão do on /off)