20/10/09

Nota pessoal à laia de partilha


Considero um milagre, que o amor e a amizade ainda permaneçam, neste tempo de vertigem, onde nada frutifica nem floresce.

Quantas vezes me surpreendi, por me cruzar entre a multidão de pessoas que existem, com aquelas que, de alguma maneira, possuíam as tábuas do meu destino. (Nunca soube, nem sei, se os reconheci porque já os procurava ou se os procurava porque estavam perto dos confins do meu destino.) E são esses, que me são indispensáveis.

Partilharmo-nos com alguém, não é necessariamente uma continuação de momentos uniformes idílicos. Porém, tudo o que é bom nessas horas irá revelar-se de uma preciosidade única nas horas de infortúnio, que sempre existem.

E a Menina Idalina perdeu um amigo.

Porém, quando aqueles que nos dão segurança, através dos afectos, estão perto de nós, sentimo-nos bem, e ao partilhar a memória autobiografica (o passado e as recordações), evita-se o fecharmo-nos em ruminações. Aprendemos a lidar com a dor e a geri-la reconhecendo-a como fundamental na experiência comum ao ser humano. Chama-se a isto partilhar a nossa humanidade e é essa partilha que nos fortalece e nos une.

Com o tempo esta diluir-se-á, porque tudo se passa na nossa cabeça, e os afectos são os nossos melhores antidepressivos. Fica-nos a doce recordação e a saudade.

Geralmente a maior parte das pessoas foge de si próprios e do sentir. Duvida dos sentimentos, esconde as necessidades e tem vergonha da sua humanidade.

(Embora todos nós desejemos ser livres, ao mesmo tempo, há alguns (muitos) em vários sentidos comprometidos com a hipocrisia, com o poder, com o medo. Mais, desejam até o reconhecimento, que os condena à eterna procura da aprovação desse tipo de gente, e dessa forma dominante de gostar, que nega as verdadeiras necessidades do amor e aconchego.)

Para sermos realmente vivos temos de sentir, não podemos limitarmo-nos a reagir.

Por isto tudo tenho de parar uns dias.

Volto logo!

4 comentários:

Paulo disse...

...mas não demore. Abraço forte.

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

tocante o que escreveu , muito tocante é verdadeiro ...
espero por si , aqui .
abraço amigo
___________ JRMARTO

PDuarte disse...

lindissimo.
tenho orgulho em ter alguém que escreve tão bem entre aqueles que perdem tempo comigo.
adorei.
que volte rápido e fique com a minha solidariedade.

Menina Idalina disse...

Obrigada pelo vosso apoio e pela solidariedade expressa. Nos momentos mais agrestes da vida é um previlégio poder contar com todos aqueles que percebem que o mais importante da vida é nunca perder a capacidade de sermos pessoas sem sentimentos postiços.

PDuarte: Somos capazes de escrever bem, sempre que escrevemos com o lado esquerdo do peito, tal como tu o fazes. Bjocas