15/11/09

Vida ascética


O sr. Sousa tem uma "malapata" contra a os Jornais em geral e contra os jornalistas em especial (excepto a sua namorada).

Tudo isto porque, desde que chegou a Primeiro Ministro, as trapalhadas são sempre mais que muitas, e nunca conseguiu explicá-las de modo a ficar isento de qualquer mácula . Mais, apela sempre para a Justiça sendo que os processos ou são arquivado ou prescrevem.

Agora temos a "Face Oculta" e mais uma vez a justiça dá de si uma imagem pouco digna .

Não me espanta que Sócrates e Vara "mexam os cordelinhos" para atingirem os seus fins. Não me espanta que façam tráfico de influências.

Ao fim e ao cabo, o cidadão, tem a nítida sensação que estes são os impunes da sociedade que, em cima do seu pequeno palanque, apelam sempre à justiça, nada constrangidos, nada engasgados para justificarem a sua impunidade.

O comum cidadão vê passar diante dos seus olhos, os seus negócios, abafados por isto ou por aquilo, e são assuntos delicados, daqueles segredos que toda a gente fala nas ruas.

Que podemos nós dizer: Que a seriedade morreu e aqueles que estão atentos, ficam com cara de parvos ? Para nada!

Eles podem fazer tudo e orgulham-se disso mostrando o peito inchado da hipocrisia. Eles sabem bem que em Portugal não há uma consciência colectiva, um sentido de honestidade e de ética.

E aqueles que no passado tudo também lhes foi permitido, com a sua velhice assegurada, apaparicada, mimada e um rico nível de vida, à custa de todos nós, gostam de dar lições de virtude, mística, e até vão à televisão apontar as mesmas soluções apregoadas anos a fio, e nunca concretizadas. E são adulados... e vivem uma velhice de extâse .

Os que agora estão no poder bebem a sua sabedoria e imitam-lhes o percurso. Eles também querem ser reformados de nascença. Assim que deixam o biberão, e o "kindergarden" logo no querido liceu, entram nas Jotas, de um qualquer partido de assento parlamentar, e conseguem com os seus amiguinhos, um emprego reservado à medida, e se for necessário fazem as " trocas de camisolas" necessárias . A gorda pensão camaleónica espera-os ao fim de 12 anos.

Se neste percurso, aparece alguma "cabala negra" apelam à opinião pública que têm sempre razão, sobretudo quando é estúpida, e às votações obtidas em actos eleitorais como legitimadores da "impunidade". Apelar à justiça já é um hábito, porque todos sabemos que inoperante, encontra sempre uma prescrição ou explicação para inexplicável.

Para o pobre português a vida mesmo ascética, ainda assim, é extremamente cara

Sem comentários: