27/11/09

A história do Cristianismo

Um padre fugiu com uma paroquiana por amor. Foi bonito e gostei de saber desta lufada de ar fresco, neste país pasmaceiro e hipócrita, o que nos dá sempre alento .

O Dr. Catita das Neves deixou a história do Cristianismo, publicado na revista "Deo Ares Lusitani" no idos dos anos 70. Reza assim:


"Ao iniciar estas circunstânciais palpitâncias sobre o assunto em causa, deverei assumir uma posição de indelével imparcialidade hemisférica, itinerante e alusiva a tão pernóstico palpite existêncial.

Focaremos de seguida e detalhadamente, o aparecimento do Cristianismo, seus fundadores e membros da administração, seus ideais, suas perfurantes tentativas de integração na compacta massa anónima de responsabilidade limitada.

Todos nós nascemos mascarrados pelo pecado original, o pecado mais imitado, mas nunca igualado. Pois de Cristo, ipsis verbis Palmolive, muito se especulou, rebateu, contestou e discutiu, sobre a momentânea confusão rebarbativa, em alusão à sua provável progenitura, influenciada na criação homogénea e embrionária, respeitante à natural concumitância inerente a tão palrética textura.

Tudo isto é uma achega, que aconchega mas não chega. Aspergindo-se em alcoendricas meditações, as reconfuscadas coordenadas do seu espírito vertebral, derramaram emolumentos simétricos e eficazes sobre a carcaça desta comunidade pecadora, libertando-a por igual, dos malefícios sistemáticos e recalcados, infundidos pela divindade inimiga.

Quando eis que aparece radiosa na sua auréola lavada com Omo, a virgem deste mar de palha. Nessa venturosa altura, faz também a sua entrada o ardiloso profeta Moisés, protagonista sagaz do Antigo testamento, a favor do Colosso de Rhodes.

Arrastando à sua incomparável dialéctica, os cristãos das águas livres, enriquecem e convida os pertinazes acólitos para as bodas de Caná, em que aquelas costas vergadas pelo pecado, se endireitaram repentinamente sob os efeitos do excelso vinho.

Mas de uma maneira inesperada, o Cristo, definitivamente afastado dos métodos corporativistas, penetra na sala, transforma o vinho em pirolito, espeta duas cabeçadas no Moisés, sobe a mesa, vai converter os presentes, quando o Maomé, que se deslocara perniciosamente num dromedário de corrida, o interrompe, desbaldando-lhe a popularidade com uma excelência da sua barbosa enxúndia. Gera-se cristianíssima confusão. Altercados os câmbios patológicos da turba, Noé, palpitando o aparecimento do dilúvio, não tem tempo de construir a arca e morre afogado.

Tão palpitante barafunda dificultosamente prevista, e mais tarde detalhadamente analisada pelo " Borda D'água", veio alterar sectáriamente as vivências sedentárias, empíricamente enraízadas nas apopléticas cavernas corporais da proverbial camada trabalhadora.

Mas após tão desidratada balbúrdia, veio a calmaria contundente e festiva, evidente e psicossomático sintoma de que as metafóricas verborreias do colectivismo circundante, se paramentaram na contínua indolência da tropical latitude reconfusca.

Entretanto Caifás, primo de Sodoma e Gomorra, e partidário da Mafona industrial, converge os seus subreptícios interesses na perspico-bisbilhocaz exploração dos fascículos segundo S. Martinho do Porto.

Repentinamente, na suspitância morna do papel milimétrico, Jesus sobe a uma barcaça do Jordão e peremptoriamente descuidado na sua permante obstinência intestinal e famélica, desbalda-se em capitosas meditações sobre a reconversão hidrostática dos copiosos pecados dos fieis que, estarrecidos, tomados de um terror circunspecto e assaz, rojavam abundantemente as definhadas ossaturas nas arestas cortantes e metálicas do basalto da colina .

Eis quando Cristo que sofria de hereditárias apoplexias teológico-dogmáticas, de acentuada reconversão metafísica e décimal, se alcandora ao patronato caviloso em alusões de grande saber e virtude picantrópicamente alusivo-pegajosas.

Interrompendo bruscamente na sala, o Alfageme de Santarém, improvisa empiricamente sobre a massa e a matéria mas, confundido, às tantas nos meandros de tão melindrosa atitude, conclui com desenvoltura que , a acutilância ancestral de tão intercalada e subjectiva decisão, de verte ou cor de rosis pepsodent, já não tropo beni-multi se carece.

Alabastrosamente se conclui que a latitude existêncial de tão estreito e acanhado intelecto, não era uma metamorfose peristáltica mas, um estado de espírito convulsivo, o que originou a retirada de tão descritivo e remançoso orador, para o reconforto da catatumba."

1 comentário:

Anónimo disse...

lol. Por causa destas e doutras é que eu não sou católico .