01/05/09

A democracia no seu esplendor


Na AR os deputados eleitos, constrangidos, engasgados, porém em concordância quase unânime (não fora um tal de Seguro que seguramente irá ficar de fora das próximas listas dos xuxialistas) com ares ridículos, com a solenidade do momento, votaram o aumento em cerca de 60% isto é, aumentaram em mais de um milhão de euros a entrada de dinheiro “vivo” nos cofres dos partidos a que pertencem.

Temos sempre dificuldade em imaginar tudo o que se passa, trama e manobra nos corredores e salas à porta fechada da AR. Geralmente não se conseguem entender e como tal, os "punhais" afiam-se com metáforas e argumentos mobilizadores das razões e soluções apontadas partidáriamente. Mas desta vez, pois desta vez, a AR parecia uma sacristia em que todos estavam de acordo.

Aumentaram pois, em ano de eleições a entrada de dinheiro vivo nos vossos cofres. Em momentos de crise há que unir vontades e mobilizar recursos.

A dialéctica sempre teve como inimigo o vil metal.

Mas, algo lhes dizia que isto não iria ser pacífico. Em uníssono informaram o cidadão perplexo que esta lei se destinava a reparar uma injustiça: o legalizar as contas da festa do "Avante". As febras e o chouriço assado não eram contempladas e o PC teria muita dificuldade em se adaptar às novas tecnologias .

Ó Deuses! então não é possível para "deputados tão criativos" encontrar uma forma legal de contabilizar nas contas desse dito partido a festa do "Avante" de forma transparente sem aumentar para todos o dinheiro "vivinho da silva" a receber? Aproveitadores reles e decadentes! Se encontraram o recurso que leva à prescrição do ilícito, para não serem penalizados pela corrupção, mais encontravam a fórmula para manter o PC na legalidade.

Mas,aquelas pequenas próstatas inchadas pela solidariedade partidária (como se eu acreditasse) tiveram de vir a público, constrangidos,justificarem-se .

Meus senhores: a mim não me enganam! Portugal é um país sem recursos e vivemos com privações (20% de pobres). Mas vós representantes eleitos sois insensíveis a uma crise que, de tão profunda, nos está a por a todos na miséria e no desemprego. Mas tendes dinheiro para pagar as fraudes financeiras; os carros e obras da AR; o financiamento dos prejuízos porém, não tendes dinheiro para o Subsídio de Desemprego do vulgar cidadão. Até ponderam o baixar o ordenado dos trabalhadores para fazerem frente à crise mas, não ponderam baixar os incentivos dos gestores nomeados por vós .

Meus senhores: a vida para o português, mesmo ascética, ainda assim custa extremamente caro. Mas VEXAS só entendem o que vos atinge.

Pois muito bem, eu não esqueço nada. Nem os roubos pequenos nem os roubos grandes, nem as pequenas corrupções nem as grandes, nem a vossa hipocrisia e insensibilidade . Desforro-me através da memória. E como tal , mesmo sabendo que a democracia tem custo, acredito que esses tem de ser transparentes e contabilizados de forma límpida.

Esta vossa partidocracia mete-me nojo, não porque queira acabar com os partidos, mas quero acabar com esta vossa forma de fazer política. Eu e uma grande maioria de portugueses .

Chega um momento, quando o fim está muito próximo, em que essa vossa feira hipócrita e decadente entra em putrefacção e todos nós vamos avançar para limpar o lixo. Nos aguardem . Bem ou mal havemos um dia de ser livres!

Hoje é o 1º de Maio.

Sem comentários: