24/05/06

SÓ PARA NÃO DIZEREM QUE NÃO RESPONDO...


O pobre foi sempre portador de uma condição humilhante, dando-lhes no passado, o valor espiritual da humildade e da abnegação. (o bom pobre e o mau pobre). Paralelamente a esta doutrina da pobreza, fazia-se o elogia da caridade, considerada como um dever geral, porque os ricos não têm outra razão de ser na Igreja senão o alívio dos bons pobres.
Hoje em dia, coexiste uma espécie de correspondência entre o papel degradante que o pobre têm, no plano material, e o desprezo ( assim como um lugar muito baixo na hierarquia de valores) que lhes reserva a sociedade.

8 comentários:

Anónimo disse...

A melhor condição que um pobre pode desejar é manter a sua condição humilhante. A pobreza é o seu oiro. Leia Prodhoun Menina Idalina...

Menina Idalina disse...

E e digo....

A melhor condição que um pobre pode desejar é manter a sua condição humilhante, mas com uma pipa de massa no banco, porque é melhor ser rico e com saúde do que pobrezinho e doente.

Menina Idalina disse...

Se o Anónimo é o João César das Neves..... é melhor manter o anonimato.

Anónimo disse...

Esse Prodhoun é o que jogou no Estrela da Amadora?

Anónimo disse...

Não, só joguei no " Desportivo das Aves", mas antes fui cantoneiro na Câmara de Barrancos, donde saí à pressa depois de Jorge Sampaio ter legitimado os Prodhouns de Morte .

Anónimo disse...

A chatice é que há mais de três semanas que não marca um golo!

Carlos disse...

Eu também gostava de oferecer um comentário erudito mas não posso porque não tenho conhecimento de causa.Para chegar a pobre ainda tenho de poupar dinheiro.

Jonas disse...

CURTO E GROSSO..ASSIM COMO A PILA DE MUITA GENTE!!!