O pobre foi sempre portador de uma condição humilhante, dando-lhes no passado, o valor espiritual da humildade e da abnegação. (o bom pobre e o mau pobre). Paralelamente a esta doutrina da pobreza, fazia-se o elogia da caridade, considerada como um dever geral, porque os ricos não têm outra razão de ser na Igreja senão o alívio dos bons pobres.
Hoje em dia, coexiste uma espécie de correspondência entre o papel degradante que o pobre têm, no plano material, e o desprezo ( assim como um lugar muito baixo na hierarquia de valores) que lhes reserva a sociedade.
8 comentários:
A melhor condição que um pobre pode desejar é manter a sua condição humilhante. A pobreza é o seu oiro. Leia Prodhoun Menina Idalina...
E e digo....
A melhor condição que um pobre pode desejar é manter a sua condição humilhante, mas com uma pipa de massa no banco, porque é melhor ser rico e com saúde do que pobrezinho e doente.
Se o Anónimo é o João César das Neves..... é melhor manter o anonimato.
Esse Prodhoun é o que jogou no Estrela da Amadora?
Não, só joguei no " Desportivo das Aves", mas antes fui cantoneiro na Câmara de Barrancos, donde saí à pressa depois de Jorge Sampaio ter legitimado os Prodhouns de Morte .
A chatice é que há mais de três semanas que não marca um golo!
Eu também gostava de oferecer um comentário erudito mas não posso porque não tenho conhecimento de causa.Para chegar a pobre ainda tenho de poupar dinheiro.
CURTO E GROSSO..ASSIM COMO A PILA DE MUITA GENTE!!!
Enviar um comentário