26/08/07

Falar português hoje

( Este texto veio por mail, enviado por amigo meu, e eu concordo)

Evolução da Língua Portuguesa

Desde que os americanos se lembraram de começar a chamar "afro-americanos" aos pretos, com vista a acabar com as raças por via gramatical - isto tem sido um fartote pegado!

As criadas dos anos 70 passaram a "empregadas" e preparam-se agora para receber menção de "auxiliares de apoio doméstico."

De igual modo, extinguiram-se nas escolas os "contínuos " ; passaram todos a "auxiliares da acção educativa".

Os vendedores de medicamentos, inchados de prosápia, tratam-se de "delegados de informação médica". E pelo mesmo processo transmudaram-se os caixeiros-viajantes em "técnicos de vendas".

O aborto eufemizou-se em "interrupção voluntária da gravidez".

Os gangues étnicos são "grupos de jovens"; os operários fizeram-se de repente "colaboradores"; e as fábricas, essas, vistas de dentro são "unidades produtivas" e vistas da estranja são "centros de decisão nacionais".

O analfabetismo desapareceu da crosta portuguesa, cedendo o passo à" iliteracia" galopante.

Desapareceram outrossim dos comboios as classes 1ª e 2ª , para não ferir a susceptibilidade social das massas hierarquizadas, mas por imperscrutáveis necessidades de tesouraria continuam a cobrar-se preços distintos nas classes "Conforto" e "Turística".

A Ágata, rainha do pimba, cantava chorosa: «Sou mãe solteira...» ;agora, se quiser acompanhar os novos tempos, deve alterar a letra da pungente melodia: «Tenho uma família monoparental...» - eis o novo verso da cançoneta, se quiser fazer jus à modernidade impante.

Aquietadas pela televisão, já se não vêem por aí aos pinotes crianças irrequietas e «terroristas»; diz-se modernamente que têm um"comportamento disfuncional hiperactivo". Do mesmo modo, e para felicidade dos "encarregados de educação" , os brilhantes programas escolares extinguiram os alunos cábulas; tais estudantes serão, quando muito, "crianças de desenvolvimento instável".

Ainda há cegos, infelizmente, como nota na sua crónica o Eurico. Mas como a palavra fosse considerada desagradável e até aviltante, quem não vê é considerado "invisual". (O termo é gramaticalmente impróprio,como impróprio seria chamar inauditivos aos surdos - mas o "politicamente correcto" marimba-se para as regras gramaticais...)

Para compor o ramalhete e se darem ares, as gentes cultas da praça desbocam-se em "implementações", "posturas pró-activas", "políticas fracturantes" e outros barbarismos da linguagem.

E assim linguajamos o Português, vagueando perdidos entre a «correcção política» e o novo-riquismo linguístico.

Já agora, as pu... passaram a ser " senhoras de alterne".

23/08/07

Update dos patrões - Séc XXI

Os ditos empresários portugueses, que gostam de se chamar assim porque acham mais fino, são patrões da velha guarda salazarista. Agem, pensam, roubam , humilham e têm a mania que são chicos espertos . Só fizeram um "update " a nível da imagem.

O financiamento ilícito ler notícia aqui do PSD pela Somague, e não há financiamento por convicções, teve como contrapartida um favorzinho do dito Governo do PSD só pra saberem podem ler aqui o dito. Foi um pedidozito mútuo, sem importância, do presidente da Somague sr. Diogo Vaz Guedes e do PSD. Uma mão lava a outra lá diz o provérbio. Mas estas estão um bocadinho sujas e cheiram muito mal.....

Este senhor pertence aquele movimento de pensadores "brilhantes" composto por grandes empresários - patrões bafientos digo eu - chamado Compromisso Portugal que tem assumido, e estou a citar " as suas responsabilidades cívicas na construção de um país mais justo, mais solidário e mais desenvolvido. Debatendo, questionando, propondo, o Compromisso Portugal assume a sua vocação de agente activo de mudança na sociedade."
Carregue aqui e pode ler as teorias da mais fina lucidez explicada aos pobrezinhos pelos próprios.

Olha, acabámos de saber as responsabilidades que eles assumem: Financiamento ilegais a partido do governo a troca de favorzito. Como ontem ,hoje e sempre...

Precisávamos, para isto mudar, de deixarmos esta "moleza intelectual" que nos caracteriza e esta apatia que nos bloqueia.

E o PS e o sr. Pinto de Sousa está muito caladito porque também sofre do mesmo mal, quase de certeza, e não quer que se descubra a careca.

21/08/07

Andar na linha ....

O sr. Pinto de Sousa quer a função pública a andar na linha.
Mas, eu acho isso um bocado perigoso....

Directas no PSD

O PSD vai ter directas para eleger o líder do dito partido. O sr. Mendes e o sr. Menezes estão em desacordo, soube a menina Idalina de fonte limpa, em relação ao modelo de cabine a usar na dita votação .
A menina Idalina propõe este modelo, pode ser que eles deixem de discutir bagatelas.
Só tenho medo que o sr. Menezes diga que este modelo favorece o sr. Mendes .
(mas... só queria ajudar....)

18/08/07

Ad Nauseum



Oh! desgraça. Começou o futebol outra vez.

E vamos ter jogos na TV.... ad nauseum ....
E vamos ter comentários especializados dos especialistas em generalidades... ad nauseum...
E vamos ter escalpelizada aquela jogada... ad nauseum....
E vamos ter apitos dourados, amarelos encarnados azuis verdes .... ad nauseum
E vamos ter investigações da PJ... ad nauseum .

Futebol ad Nauseum, porque neste país de pequeninos mediocres só o futebol é assunto nobre.

Cá para a menina Idalina, poupava-se dinheiro, misturas corruptivas entre futebol e política, e acima de tudo poupavam a nossa inteligência, se fosse proibido o futebol durante 10 anos . Disse...

16/08/07

Hoje estou assim......


Mais um pobre em Portugal

Portugal está cheio de pobres . Mas, nem todos os pobres são iguais, e há uns mais pobres que outros, e outros pobres muitaaaaaaaaaaaaaaaaa ricos .
Saiu agora , a lista dos 100 mais ricos de Portugal. O sr. Belmiro de Azevedo, à cabeça da lista, só este ano duplicou a sua fortuna.
Tá claro, que eu acho que este dinheiro todo que eles têm, só pode vir do trabalho dos outros e de jogos financeiros , não esquecendo a ajudinha preciosa que o sr. Pinto de Sousa dá com as políticas que adopta.
Por isso eles estão tão caladinhos os podres de ricos com este governo. Adoram o Sócrates , esse grande aliado.

14/08/07

Parabéns !

O fosso entre ricos e pobres atingiu uma dimensão inédita em Portugal. Contrariando a tendência europeia, Portugal piora o seu fosso, que já era o maior, e é o Estado-membro da União Europeia onde as disparidades de rendimento mais se acentuaram nos últimos anos.

O fosso que separa ricos e pobres, neste país à beira -mar plantado é quase duas vezes mais profundo do que na Europa, e as diferenças salariais entre administradores e restantes trabalhadores são também as maiores .

Palavras para quê ? Temos de dar os parabéns ao sr. Pinto de Sousa, por ter conseguido mais este feito inédito e agradecer-lhe a coragem de ter congelado os salários dos trabalhadores para que os pobrezinhos dos administradores, pudessem ter ter uma vida mais confortável ....que viviam na miséria .

Esses trabalhadores eram uma corja, cheios de mordomias, principalmente os da Função Pública .

Depois deste primeiro brilharete, foi para Malta, à boleia, de férias, 15 míseros dias, que o subsídio não deu para mais, com uma tenda às costa e encontra-se num parquezito de campismo, para ganhar forças. Sim... E aguardem que outros feitos virão até às próximas eleições : Acabar com o SNS; Segurança Social e Educação.

Depois candidata-se novamente a eleições, prometendo aos portugueses que emigrará como o sr. Durão para Bruxelas. Ganha de certeza !

12/08/07

Centenário Miguel Torga

"Há uma coisa que eu nunca poderei perdoar aos políticos: é deixarem sistematicamente sem argumentos a minha esperança".
"Dizer não na hora de todas as subserviências e ser verdadeiro na hora de todas as mentiras".
Miguel Torga


O sr. Pinto de Sousa, de férias num "resort de luxo a trabalhar", não pode estar presente ou fazer-se representar nas comemorações do centenário de Miguel Torga . Bom, fazer-se representar pela Ministra da Cultura não lhe pareceu adequado. E aqui percebe-se!
Claro que eles não sabem quem foi, nem o que escreveu Miguel Torga, e que até foi socialista. ( Mas isso foi na pré-história do socialismo e eles não eram nascidos).
A cultura para estes senhores não tem importância excepto se for "do tipo La Féria- popularucha e mediocre", como eles .

09/08/07

Remédios de venda livre mais caros

Há remédios de venda livre que duplicaram o preço .


Eu não digo que Portugal é um "case study". É o único país do mundo cuja liberalização do mercado, não produz concorrência nem baixa de preços.

A razão está pois, do lado do sr. Pinto de Sousa e do sr. Pinho ao dizerem que criaram condições únicas para o investimento em Portugal.

Criaram, sim senhora: Aumentos fabulosos de lucros e uma Pátria iletrada, abúlica, deprimida e automedicada.

08/08/07

Fala assim....


Construiu-se um novo terminal de bagagens no aeroporto da Portela, que custou 18 milhões.
  • Só foi preciso construir o dito porque sofremos de um défice de produtividade crónico. Fala assim o Carrapatoso do "Compromisso Portugal" .
  • Podemos e devemos reduzir os recursos humanos e nomear chefias para organizar o trabalho. Fala assim o " boy " do partido agora gestor da empresa.
  • Era meu dever construir o novo terminal, feito com a maior transparência e rigor recorrendo à engenharia sanitária nacional. Fala assim o PM.

Quem se lixa é sempre o mesmo desgraçado....

Com dinheirinho vivo...

O rigor na aplicação da lei é só para os pobres.

TODOS os partidos com deputados no parlamento foram multados pelo Tribunal Constitucional, por terem recebido "dinheirinho vivo" em donativos, em " cash", que a lei não permite, na campanha eleitoral de 2005.

Vá lá agora saber-se quem deu e quanto deu! E é sempre a mesma vergonha...

E depois falam de rigor... São os primeiros a dar o exemplo.

As " boas práticas" são para se cumprir e todos leram o mesmo manual .

02/08/07

Provérbio Tuga

Filho de peixe ... é tão feio como o pai.

A presidência portuguesa e a CEE

[...] Entretém-te meu anjinho, entretém-te, que eles são inteligentes, eles ajudam, eles emprestam, eles decidem por ti, decidem tudo por ti, se hás-de construir barcos para a Polónia ou cabeças de alfinete para a Suécia, se hás-de plantar tomate para o Canadá ou eucaliptos para o Japão, descansa que eles tratam disso, se hás-de comer bacalhau só nos anos bissextos ou hás-de beber vinho sintético de Alguidares-de-Baixo! Descansa, não penses em mais nada, que até neste país de pelintras se acha normal haver mãos desempregadas e se acha inevitável haver terras por cultivar! [...]

José Mário Branco - FMI - 1979

Rigor .... Mortis

Rigor e competência para este governo é igual à velha máxima salazarista " Quem não está por mim é contra mim".

Demissão, é a solução a que mais vezes se recorre, nomeando-se para o lugar, o respectivo "boy/girl militante silencioso e concordante" .

Desta vez foi a directora do Museu Nacional de Arte Antiga. Ninguém a mandou dizer que não concorda com a politica do Ministério da Cultura, e ainda por cima ser competente.

DEMITIRAM-NA. Tá claro!

Ora aqui está um exemplo de rigor mortis do Governo....

01/08/07

Eu concordo !


Como descreve a geração que está no poder?

É um produto das circunstâncias. Noto falta de cultura cívica. É gente sem reflexão sobre os comportamentos, a arte, a literatura e a história do nosso povo. A cultura é uma sabedoria que se recolhe da experiência vivida. Muitos deles não têm uma ideia para Portugal, não conhecem o País. Vivem do imediatismo, da conquista do poder. Conquistado, vivem para aguentá-lo. Esta geração vale-se mais da astúcia do que da seriedade. E aprendeu os ensinamentos de Maquiavel.

E no poder, há mais papistas que o Papa?

Os bajuladores existem. Você habitua um cão e ele está-lhe sempre à perna. Mesmo que lhe bata! O cacique, por outro lado, já tem de ser alimentado de outra maneira. Precisa de umas iguarias e quer manter a máquina e o aparelho a funcionar. Conheço o caso de um sujeito que comprou o lugar. Deu dinheiro ao partido para ser deputado. E o PS aceitou, pô-lo na lista! A condição era estar lá seis meses para satisfazer a vaidade.

in Visão - entrevista de ANTÓNIO ARNAUT, fundador do PS, ex-ministro dos Assuntos Sociais, maçon, 71 anos,
ler entrevista

( e eu que gostava de saber quem é o vaidoso deputado que pagou pela sua vaidade...e o PS aceitou. É uma informação de utilidade pública.)

Temos homem!

Parece que o sr. Durão é o novo director geral dos impostos.
Embora, nomeado INTERINAMENTE, porque o sr. Ministro das Finanças não teve tempo de decidir, o rigor impera, e o sr. será avaliado pelos objectivos que têm de cumprir neste mês, dado que só foi nomeado até Setembro de 2007. Bom , o sainete no currículo será de monta, e a recompensa avizinha-se farta.
Temos homem... agora é que ninguém fugirá aos impostos, com o novo director interino....

Romantismo Socrático

Este modo de amar a dois à la "favas com Chouriço" é um must lusitano.

Eu podia lá, não partilhar com o País socrático tal preciosidade....

Sim.. Lá diz o provérbio que " A porcaria educa e a badalhoquice instrói" e nada como ser educadinho..... porque qualquer " jocosidade" pode dar processo....