07/04/07

Titulocracia - A ferida narcísica


Perdem a cabeça por um título académico. Dr. ou Engº é óptimo para o gasto dos " basbacos lusos" .

O sr. Pinto de Sousa e seus amigos como o sr. Vara, vieram carpir, alegando que é um ataque para atingir a sua honorabilidade mas, aparentemente a cada nova notícia, descobre-se uma teia de coincidências, sempre com os mesmos, por demais interessantes.

De facto, ambos tiraram a licenciaturazita, já depois de ter estado no Governo, e ambos na mesma Faculdade (Independente).

Não teria vindo mal ao Portugal dos pequeninos, se o sr. Pinto de Sousa mostrasse logo, que nada tinha a esconder, e que o seu currículo oficial era verdadeiro. Mas não.

Muda currículo oficial, em pleno escândalo da Universidade, e o governo calado que nem um rato, perante tanta anormalidade.

Os alunos são danos colaterais, pensam eles. O melhor é remeter tudo para o ataque individual: eles eram só pobres alunos, ex-governantes, a estudar para serem melhores ... e $$$ervirem o país, nos cargos que detinham e que foram nomeados .

Bolas, eles não percebem, e nós já percebemos, que todos mentem e fomentam a titulocracia, uma forma de narcisismo luso, em que o palerma tuga acredita.

Tenham calma, não se enervem, relaxem, que a vossa imagem já está manchada há muito, embora o sr. Pinto de Sousa, sr. Vara e afins, do alto do seu narcisismo, ainda não tivessem reparado.

Podem fugir de tudo e até explicar timidamente e humildemente os factos, porque estão treinados para isso e nem sequer sentimentos de culpa os apoquenta.

Mas, não podem fugir de uma evidência:

O Estado foi negligente (como o é, sempre que lhes interessa) com as Universidades privadas, não cumpriu as suas obrigações. E por isto, deviam ser demitidos.

O Estado só "acolhe com carinho" os " boys" do seu partido. A esses, dá-lhe emprego mesmo sem curriculo ou habilitações, e paga-lhes muito bem. E por isto também, se deviam demitir.

Deviam demitir-se mas, a ferida narcísica que isso representa é muito dolorosa e consequentemente, impeditiva de tal acto.

Porém, no recato do seu aconchego, continuarão a perguntar: Espelho, espelho meu... quem é o melhor para salvar Portugal?
(Cuidado, não vá o espelho, ser tuga, e responder como num concurso idiota da televisão.)

Mas, lembrem-se: De messias estamos todos fartos ...

Sem comentários: