29/06/06

Desparrame de Dinheiro



AS ACTIVIDADES do PS, PSD, CDS e Bloco são, em cerca de 70 por cento, pagas pelos contribuintes. O PCP é o único partido que afirma não depender maioritariamente dos cofres do Estado. Entre eleições legislativas, autárquicas e actividades do dia-a-dia, o Orçamento do Estado entregou 72 milhões de euros aos partidos durante 2005.

E andamos nós aqui a apertar o cinto em nome da democracia que, aparentemente temos, mas não temos .....

28/06/06

The Piano

Cafézinho no Centro de Dia

Exílio


Quando a pátria que temos não a temos
Perdida por silêncio e por renúncia
Até a voz do mar se torna exílio
E a luz que nos rodeia é como grades

Sophia de Mello Breyner Andresen

27/06/06

Ataque de Pânico



A Madrinha de Guerra do Centro de Dia, Drª Oligarcília, foi passear com a nossa Contabilista a D. Perpétua e teve um ataque de pânico com a forma de guiar do sr. Severino .

HIPO




Pode ser que alguém lhes ache graça, e ainda pinte um quadro para o Centro de Dia.

26/06/06

25/06/06

Parabéns

O Dr. Catita das Neves merece um irmão especial pelo dia de hoje .

24/06/06

Protocolo de Estado


A menina Idalina esteve a pensar, e nesta questão da revisão do protocolo de Estado, tão complexa e melindrosa, tema fracturante na sociedade portuguesa, e consequentemente promotor de divisões até no regaço do Governo, que sendo o Estado Laico só há uma possibilidades de encarar o problema , mantendo-se a devida coerencia e harmonia das partes:
Nas cerimónias oficiais, quem deve representar a Igreja, é o seu chefe, o sr. papa, pelo que deve estar sentado à direita do Presidente da República, à esquerda do Primeiro Ministro, no meio do Presidente da Assembleia da República e do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, e ao colo do Sr. César das Neves , mesmo ao lado do Prof. Marcelo.

ÚLTIMA HORA

A menina Idalina também têm notícias em primeira mão :

Dado que já abriu a " época de incêndios", decretada oficialmente com a data e hora marcada, o nosso PM este ano, não quer ser apanhado desprevenido, e gastar rios de dinheiro ao contribuinte a falar, pelo telefone, com o Ministro Costa.

Sabemos de fonte limpa, que este, em conversa privada, informou-o que não está disponível a ir para o Parlamento, como no ano passado, dizer que telefonava diáriamente, e como tudo estava circunscrito, não haveria necessidade de regressar das férias no Quénia, tão merecidas, fruto de uma promessa aos filhos.

(Sim, porque os politicos não mentem nem desiludem os filhos, mas podem e fazem-no, sómente com os seus eleitores.)

Este ano perante tal incomodidade, o PM decidiu então ir de férias para o " Badoca Parque".

22/06/06

Não me dê música ....


Estava-se mesmo a ver que a secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, iria dizer que os dados relativamente aos maus tratos e negligência, aparecem incluidos na estatistica geral da mortalidade infantil, e portanto os números que foram divulgados, são falsos e que o problema não é assim tão grave como foi referido.
  • Ora bolas, então a Secretária de Estado rodeou-se de incompetentes, que não lhe souberam dizer isso?
  • Ora bolas, então a Secretária de Estado vai em representação de Portugal, sem fazer o trabalhinho de casa?
  • Ora bolas, então a Secretária de Estado, e o Ministério, para definirem as Políticas Sociais não têm de saber a dimensão dos problemas com que lidam?

Parece que não, mas o facto é que a senhora Secretária de Estado, nesta áreas gosta mesmo de dar música . Questão de Currículo- veja


21/06/06

EDUCAÇÃO SEXUAL

QUEM PROCURA EMOÇÕES FORTES, NÃO ENCONTRA NADA NESTE BLOG.
TEM DE IR AO SEMINÁRIO.
AQUI, COMO DIZ O EÇA, É SÓ " AQUELA BASE " ACEITE PELA CONSTITUIÇÃO , CDS E PELO SR. CÉSAR DAS NEVES

CONVERSAS ÍNTIMAS


20/06/06

DIÁLOGO DO BLOCO CENTRAL

VERGONHA NACIONAL


* 66 Crianças morrem por ano em Portugal devido a violência.-
* 900 crianças portuguesas, entre os seis e os 14 anos, prostituíam-se em 2000.
* 41% dos que estudavam em 2005 abandonaram a escola.-
* 56 000 menores trabalham em Portugal na agricultura e comércio


ISTO É QUE NOS DEVIA MOBILIZAR, PARA ACABAR-MOS DE VEZ COM ESTA VERGONHA, MAS EM PORTUGAL ESTAMOS É TODOS CONTENTES COM O FUTEBOL, E ATÉ POMOS BANDEIRAS NAS JANELAS .

19/06/06

Já estou farta de futebol....

Monty Python

E este é o único jogo que vale a pena ver, rever e guardar . Uma obra prima

18/06/06

Evitar o efeito Guilhotina da Reforma - Envelhecimento activo


Nas políticas sociais de integração e valorizaçãodos reformados, ninguém nos bate :

  • O nosso Presidente da República é um reformado;
  • O nosso ministro das Finanças é um reformado;
  • O nosso anterior ministro das Finanças já era um reformado;
  • O ministro das Obras Públicas é um reformado;
  • Gestores activíssimos ,como Mira Amaral (lembram-se?), são reformados;
  • O novo presidente da Galp, Murteira Nabo, é um reformado;
  • Entre os autarcas, "centenas, se não milhares" de reformados - garantiu-o o presidente da ANMP
  • O presidente do Governo Regional da Madeira é um reformado
  • O presidente do Montepio Geral é reformado

E tantos, tantos outros, que quando acabar esta legislatura irão ser reformados.

Digam lá, qual é o país da Europa que dá tanto e tão bom emprego a Reformados?

Também queeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrroooooooooooooooooooooo!

( Currículo: fotografa, reformada, do Diário da República)

17/06/06

RENT A POBRE

Sugestão ao Governo Socrático
Isto de todos irem "esticar" a mão ao Estado têm que se lhe diga, porque todos achamos que temos de ter menos Estado e melhor estado . Assim sugere-se:
O Programa " Rent a Pobre "
As famílias ricas e católicas patrocinam um pobre que esteja a receber o Rendimento Social de Inserção. Passará a ser o " seu pobre de estimação" .
Veste-o e alimenta- o com as suas sobras . Poderá até por uma etiqueta visivel , a dizer " Este pobrezinho é patrocinado pela família Costa ou família Portas "
Para a perfeição ser total, poderá descontar-se no IRS, desde que o pobre passe recibo verde , e faça também ele IRS.
Ao Domingo desfilarão os pobres das diferentes famílias, na missa, dando razão à máxima que " A caridade aperfeiçoa a Igreja Católica".
O pobre que melhor se adapte , terá como compensação " um copito de vinho tinto" porque o valor espiritual da humildade e da abnegação deve ser estimulado, e os ricos não têm outra razão de ser na Igreja senão o alívio dos bons pobres.
Competirá à Segurança Social seleccionar adequadamente os " Bons pobres e maus pobres " , sendo certo que, aos maus pobres será cancelado o Rendimento Social de Inserção, por não terem cumprido o plano de inserção proposto pelos Serviços.
O Estado cumpre assim a sua obrigação; mobiliza a sociedade civil; evita a evasão fiscal e ainda disponibiliza recursos para actividades mais nobres , como financiar os nossos cultos empresários que produzem a sua própria riqueza.
Esta lei entrará em vigor no dia anterior ao da sua publicação.


Esperança

Ainda hei-de ver o sr. Papa pedir desculpas, por discriminar esta família, como fez com o Holocausto.
Se ele se interrogar, feito sonso, onde andava o JC, terá de ser esclarecido que a pergunta a fazer é : " Onde andava a Igreja".
É sempre bom lembrar que ele é o responsável na Terra, o JC é no Céu, e que eu saiba, ainda não houve notícias de qualquer discriminação aí efectuada.

Perigo : Chefia Tóxica

Miguel Pinha e Cunha escreveu artigo fabuloso no DN. Aqui fica o melhor e mais importante. Para ler o artigo na íntegra , carregue no título do post.
"Identificam-se sete formas de toxicidade, a maioria delas associada ao comportamento das chefias: intencionalidade, incompetência, infidelidade, insensibilidade, intrusão, indutores institucionais e inevitabilidade.



Fonte da intencionalidade - os superiores provocam deliberadamente o sofrimento dos colaboradores. Exemplo: o líder ridiculariza, critica em público, ameaça, persegue.


Fonte da incompetência - os gestores denotam fraca inteligência emocional. Exemplo: as promoções são feitas com base em critérios meramente "técnicos", sendo descuradas as capacidades de liderança e de gestão de equipas.


Fonte da infidelidade - os superiores traem a confiança dos subordinados. Exemplo: a confidencialidade é violada, as promessas são quebradas.


Fonte da insensibilidade - os superiores não compreendem o alcance emocional dos seus comportamentos sobre os colaboradores e são insensíveis aos efeitos dos seus actos sobre as pessoas. Exemplo: o impacto emocional das decisões não é considerado e espera-se que os trabalhadores deixem as emoções à entrada da empresa.

Fonte da intrusão - os superiores fazem microgestão e denotam uma tendência para o controlo total e exacerbado. Exemplo : os chefes orientam-se para a gestão dos mais ínfimos e secundários pormenores e não é concedida autonomia aos colaboradores.

Indutores institucionais - as políticas e as normas organizacionais são inadequadas às realidades, aos problemas e às características dos colaboradores. Exemplo: as normas introduzem sentimentos de insatisfação ou injustiça e a norma geral não é adequada para o caso particular.

Fonte da inevitabilidade - algumas causas de problemas, de toxicidade e de sofrimento estão fora do controlo dos decisores organizacionais, são inevitáveis, mas algumas organizações e chefias levam esta "inevitabilidade" ao extremo ou tomam-na mesmo como uma "vantagem" para os negócios. Exemplo: morte de um chefe querido, catástrofe humana, incêndio, desastre, falência de um grande cliente, insucesso rotundo de um novo produto.

A toxicidade assim gerada tem consequências perversas sobre as organizações, as equipas, o desempenho, os colaboradores, as suas famílias e a própria sociedade. Suscita ambientes de desconfiança e de cinismo. Produz aumentos do absentismo, incrementa os abandonos da organização, induz actos de sabotagem, decresce a motivação e o desempenho dos colaboradores.
Provoca problemas de saúde e bem-estar aos seus membros da organização e aos respectivos familiares.
Induz o aparecimento de comunidades humanas onde imperam o stress e as consequentes maleitas físicas e psicológicas. Induz, na sociedade, concepções cínicas acerca das organizações e da vida social."
CBibliografia: Frost, P. J. (2003). Toxic Emotions at Work. Boston, MA: Harvard Business School Press.

16/06/06

Congresso Internacional do Medo


Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque este não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas
Carlos Drumond de Andrade

Sindrome da Avestruz ( Até quando?)




Já perdemos 20 anos, na luta contra a Sida, por causa da indiferença, do medo e dos preconceitos judaico-cristãos.
Por sua vez, a indústria farmacêutica agradece os lucros chorudos que têm tido.
Amén diz a Igreja ....

Jesus Version

I will survive

08/06/06

O mundial de futebol

comic soccer

A ministra da Educação está atenta


Só até Abril deste ano, a PSP já detectou, em escolas de todo o país, 50 armas na posse de alunos, facas, navalhas, mas também sete armas de fogo, mas a ministra está atenta.
Os furtos e roubos multiplicam-se, mas a ministra está atenta.
Em mês e meio, a PSP instaurou 22 processos por venda de álcool a menores nas proximidades de escolas, apreendeu 40 doses de cocaína, 52 de heroína, 1498 de haxixe e recebeu 49 queixas de atentado ao pudor, mas a ministra está atenta.
No ano lectivo 2004/2005, o próprio Ministério registou mais de 1200 agressões no interior das escolas (às vezes dentro da sala de aula) e 191 alunos, professores e funcionários tiveram que receber tratamento hospitalar, mas não temos que nos preocupar porque a ministra está atenta.
E, provavelmente, virá um dia destes a público dizer que a culpa é dos professores e que os trabalhos de casa são um meio reprodutor de desigualdades .

06/06/06

DIA DO CÃO

À espera do autocarro para meter o Euromilhões

Se ganhar o Euromilhões contrato um " personal trainer" para manter a forma

DESABAFO

Se pensam que eu pago a multa por fumar, tão muito mal enganados ......Não vou agora financiar o déficit.
Ponham os deputados a andar a pé, que poupam logo 35 milhões de Euros.

05/06/06

A FRAQUEZA DA RESISTÊNCIA HUMANA


É um facto perturbador saber que o Português executa cegamente as ordens que recebe, mostrando perante a autoridade que abdica das suas responsabilidades.

A submissão à ordem dada e à hierarquia, é a forma mais conhecida , e mais visível, de como o poder é a capacidade de coagir, forçar e violentar outrem .

04/06/06

POLITICAS SOCIAIS

A nova Lei das Finanças do Locais vai ter um fundo social destinado a financiar o desenvolvimento dos idosos.

O objectivo, segundo o primeiro-ministro, é possibilitar às câmaras o desenvolvimento de políticas sociais, o que fazem melhor que o Governo.

DESCOBRIMOS ONDE ESTÁ A CABEÇA DO CRISTIANO RONALDO

Perdi a cabeça, peço desculpa

"Cristiano Ronaldo pediu desculpa ao público português pelas picardias com os jogadores luxemburgueses, situação que ganhou algum relevo, pois, já no encontro anterior (Cabo Verde), o extremo tinha caído no mesmo erro. Em todo o caso, admitiu que será difícil dormir na véspera do arranque da grande competição. "Estou bastante excitado". ( JN)

02/06/06

PRIVATE JOKE

Se com papas e bolos
Se enganam os tolos
Manjericos e sardinhas
Juntarão almas mesquinhas
Pensamento de alguém, sobre outro alguém, que deseja enganar alguém, e precisa de alguém, para enganar esse outro alguém.

01/06/06

ADVINHA

QUAL É O POLÍTICO PORTUGUÊS , COM FUNÇÕES IMPORTANTES, QUE DIZEM AS MÁS LINGUAS, MANDOU INSTALAR UM GINÁSIO NO SEU LOCAL DE TRABALHO?

DICA:
A FOTO ILUSTRA O SEUS EXERCÍCOS DIÁRIOS E MATINAIS....